Top 8 aplicativos para arquitetos que você precisa baixar

“A vida é um sopro”. Essas palavras foram ditas por Oscar Niemeyer, um dos principais personagens da arquitetura moderna. De fato, com a correria da vida atual, muitos arquitetos têm dificuldades de administrar seu tempo e o próprio negócio, sufocando aquilo que mais gostam de fazer: criar. Mas muitos aplicativos para arquitetos podem ajudar você nesse desafio.

Selecionamos 8 desses aplicativos que vão deixar você por dentro das últimas tendências e facilitar o gerenciamento do seu trabalho e o relacionamento com seus clientes. Confira!

Evernote

Quando se fala em aplicativo com suporte a caderno de anotações, lembretes e lista de tarefas, o Evernote é o mais conhecido. E não é para menos, pois o aplicativo é muito eficiente no que se propõe.

Ele funciona nas principais plataformas e navegadores. Além de anotações simples organizadas por cadernos e etiquetas, é possível gravar notas por voz e imagens, tudo com total segurança, já que todas as informações são criptografadas. Você ainda terá a comodidade de acessar suas notas em qualquer dispositivo que tenha o aplicativo instalado, já que tudo fica sincronizado.

Com o Evernote, todos os seus documentos, anotações e ideias ficarão centralizados e organizados em um único lugar.

Tendências de Arquitetura

Flickr

Esse serviço de armazenamento em nuvem é específico para fotos e ideal para arquitetos guardarem e compartilharem seus projetos. Como ele funciona também como uma rede social, você pode interagir com outros arquitetos do mundo inteiro, criar ou entrar em grupos de discussão, montar galerias e descobrir o que tem sido criado em outros países.

Flickr oferece gratuitamente 1TB de armazenamento e, ao fazer o upload, não há alteração na qualidade da imagem.  Não precisa preocupar-se com a segurança, porque é você quem define quais arquivos serão públicos ou privados.

O aplicativo está disponível nas principais plataformas, oferecendo suporte para sincronização automática com as imagens do seu computador. Com ele, você nunca mais perderá seus projetos e poderá compartilhá-los facilmente com parceiros e clientes.

RoomScan

Se quiser economizar tempo, você deve experimentar o RoomScan, disponível para iOS. Esse é um dos melhores aplicativos para arquitetos, possibilitando criar desenhos de plantas baixas em apenas alguns segundos. À medida que o celular é encostado na parede, o aplicativo vai construindo o desenho do cômodo com as medidas reais.

A eficiência do RoomScan foi comprovada pelo Architizer, um dos sites mais famosos na área de arquitetura. Porém, o site ressalta que, embora seja bem preciso nas medições, o aplicativo não pode ser o único parâmetro de medidas para seu projeto.

MagicPlan

Tem função parecida com o RoomScan, no entanto o MagicPlan coleta os dados por meio de fotos tiradas com o aparelho celular para desenhar a planta da casa. Depois de pronto, você poderá exportar o documento em diversos formatos ou mesmo publicar na internet como planta interativa. Está disponível para Android e iOS.  

AutoCad 360

Disponível para iOS, Android e Windows, o AutoCad 360 permite que você crie, edite, visualize e compartilhe seus desenhos em qualquer lugar, tornando-os sempre disponíveis para acessá-los e mostrá-los aos seus clientes. Você pode usá-lo de forma independente ou em conjunto com o AutoCad para desktop, de forma que é possível iniciar o projeto no computador e revisá-lo a qualquer momento através de um tablet ou smartphone.

É um aplicativo fundamental para arquitetos porque sempre deixará você pronto para visualizar e revisar projetos onde quer que esteja. Alguém pode enviar um arquivo DWG 2D e você poderá abri-lo diretamente do e-mail.

A versão gratuita tem algumas limitações, mas é possível experimentar a versão PRO por 30 dias para conferir suas funcionalidades.

Tendências de Arquitetura

Trello

Esse aplicativo é ideal para que o arquiteto trabalhe mais harmoniosamente com outras pessoas da equipe, em especial se tem muitos projetos para administrar. O Trello facilita a organização de listas de tarefas, separando-as em quadros ou grupos customizáveis em um layout simples e prático.

Esses quadros podem ser compartilhados por um time ou equipe que você formar. Todo o procedimento é sincronizado automaticamente para todos, de modo que será fácil delegar responsabilidades e não ficar sobrecarregado ou esquecer tarefas importantes.

O Trello está disponível para as principais plataformas, podendo ser acessado também através do seu computador.

Houzz Interior Design Ideas

Esse aplicativo do Houzz é essencial para receber boas dicas de especialistas de decoração e ficar por dentro das tendências. O aplicativo disponibiliza mais de um milhão de profissionais, como arquitetos e designers, além de mais de dez milhões de imagens de interiores e exteriores de casas que poderão dar a você mais inspiração para seus projetos.

Tudo é muito organizado e as fotografias ficam separadas por grupos (quartos, cozinhas e banheiros, por exemplo), por estilos ou mesmo por nome de arquitetos. O sucesso do aplicativo é tanto que até o The New York Times o qualificou como um dos melhores recursos para conectar arquitetos, designers e empreiteiros.

O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas iOS e Android.

Paper

Teve uma ideia para um projeto e precisa reproduzi-la em um desenho de qualidade, mantendo a fidelidade das cores? Então essa sugestão vai te ajudar. O último aplicativo da lista é um dos vencedores de 2012 do prêmio Designer Awards da Apple – o Paper. Como o nome sugere, o aplicativo pretende ser um tipo de papel virtual para desenho livre com vários recursos.

Dentro do aplicativo, você poderá organizar seus desenhos em cadernos e temas. Ao abri-lo, é possível visualizar os cadernos de desenhos em um panorama sofisticado. Selecionando o caderno desejado, há a opção de folhear as páginas para navegar pelos esboços.

Ao passo que muitos desenvolvedores incrementam inúmeras ferramentas que podem confundir o usuário, esse aplicativo, muito elogiado pelo The Verge, preza pela simplicidade e elegância. Ele está disponível para iOS gratuitamente, mas algumas ferramentas adicionais são pagas.

Aplicativos para arquitetos — por que baixá-los?

Com as inúmeras responsabilidades que os arquitetos assumem, a tecnologia pode facilitar suas atividades do dia a dia e otimizar o tempo que gastam com tarefas administrativas. Esses aplicativos para arquitetos abrem portas para novas parcerias e novos clientes, além de ajudar os profissionais a expandir seus projetos para outras cidades e países.

Gostou das sugestões? Assine nosso newsletter para continuar informado!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"