Sou formado e tenho experiência. É o suficiente para me tornar um empreendedor?

Diante do cenário econômico do nosso país, você busca uma solução para a sua carreira. É nessa que você se pergunta: Sou formado e tenho experiência. É o suficiente para me tornar um empreendedor?

Antes de responder diretamente a essa pergunta, entenda o que significa ser empreendedor. Em uma visão simples, o empreendedor é aquele que começa algo novo, que enxerga o que ninguém está vendo, que realiza antes dos demais e coloca em prática todos os seus sonhos e desejos.

Ele é um grande realizador, pois produz novas ideias por meio de sua criatividade e imaginação. Além disso, é motivado por sua autorrealização, pelo desejo de assumir responsabilidades e de ser independente. 

Propondo sempre ideias criativas e partindo logo para a ação, o empreendedor consegue fazer autoavaliações, autocríticas, além de controlar o seu próprio comportamento, ou seja, busca o autodesenvolvimento.

Ser formado e ter experiência podem te ajudar a empreender, porém não são o suficiente para que você tenha o seu próprio negócio. Conheça agora as demais características que você deve ter para se tornar um empreendedor:

1. Ter paixão pelo seu negócio

Ser empreendedor significa abrir o seu próprio negócio, além de ser chefe de si mesmo. O caminho para o empreendedorismo toma tempo, portanto, você precisará se dedicar muito pelo seu objetivo, necessitando de motivação, entusiasmo e comprometimento, independentemente das adversidades. Essa paixão será a mesma que deve contaminar as pessoas que trabalharão com você

2. Ter uma estratégia para crescer de maneira sustentável

Ter uma estratégia não é característica apenas das grandes empresas. Um dia, essas organizações foram pequenas. O crescimento delas dependeu de um plano de ação, de metas e de uma situação saudável e rentável. De olho nos resultados obtidos, você precisa adequar a sua estratégia para ser flexível diante de adaptações e mudanças necessárias.

3. Ser disciplinado financeiramente

Tornar-se empreendedor inclui ter uma enorme disciplina a respeito da sua situação financeira. As despesas do seu negócio jamais devem se misturar às suas contas pessoais. Todos os valores relacionados com as despesas da sua empresa devem ser conhecidos, pois isso facilita o controle e a noção do fluxo de caixa. O empreendedor deve buscar manter o equilíbrio financeiro do seu negócio.

4. Conhecer o mercado

Empreender significa estar ciente do mercado em que está entrando, pois muitas vezes o empreendedor cria um negócio com base nas necessidades da população. Para tal, é necessário conhecer bem o mercado em que atuará, pois a falta de conhecimento pode levar o negócio ao fracasso. É essencial ter uma boa rede de contatos, saber quem são os concorrentes e identificar as necessidades do público-alvo.

5. Ser organizado e ter disciplina

Ter o próprio negócio significa ter dedicação, disciplina e organização para conseguir gerenciar toda a estrutura necessária para o seu funcionamento, inclusive os funcionários, os fornecedores e os clientes. Sem isso, os objetivos do seu negócio se perdem no caminho.

6. Saber trabalhar em equipe

Apesar de ser o empreendedor, não esqueça jamais que existe um time que trabalha com você. Em um determinado momento da curva de crescimento do seu negócio, será necessário descentralizar as decisões e delegar tarefas. Para tal, você precisa formar um time de confiança e que tenha autonomia suficiente para tomar as mesmas decisões.

Entenda o Mercado de Decoração de Ambientes

7. Observar tendências

A curiosidade é uma das características mais admiradas nos empreendedores, pois eles ficam sempre atentos ao que surge no mercado, desde os novos concorrentes até as novas tecnologias. Participar de eventos, frequentar meios onde as novidades se propagam e estar sempre informado são pontos que o empreendedor deve ter sempre em mente. 

8. Não desistir diante dos obstáculos

Quem disse que seria fácil? Outra característica do empreendedor é a persistência, pois um novo negócio está sempre diante de riscos, que devem ser assumidos, encarados e superados. Saber reconhecer os próprios erros e aprender com eles é essencial para que você esteja adaptado a rotina empresarial e possa seguir em frente.

9. Olhar mais para o trabalho, menos para o status

Os empreendedores de verdade não saem por aí anunciando o que são, pois eles raramente têm tempo para esse tipo de coisa — o foco está no trabalho, lembre-se. Em vez de se preocupar com o próprio status, a preocupação deve ser a busca de melhorias para o seu empreendimento.

10. Ter foco no seu negócio

Empreender significa se dedicar, portanto, o seu negócio jamais pode ser pensado como algo para ser feito em meio expediente ou um bico entre empregos. Ou você tem foco no seu negócio e luta para transformá-lo em um sucesso, ou ele não sobreviverá. Prefere um emprego seguro e horas regulares de trabalho? Se respondeu que sim, empreender não é para você.

11. Não ser inseguro

Medo de fracassar? Jamais! O empreendedor sabe que com os erros, ele aprende a tornar o negócio dele ainda melhor. Grandes nomes do empreendedorismo, como Walt Disney e Henry Ford, já fracassaram, mas foram seguros o suficiente para se reerguerem e tocar o barco adiante.

12. Estar imune à opinião dos outros

Imagine uma bolha impenetrável. O empreendedor está lá dentro, chegando a ser insensível aos ataques e aos desconfortos de estar na posição onde ele se encontra. Além dos riscos, ele nota que as críticas proliferam em relação ao seu negócio, porém, encara tudo isso como um aprendizado. Saber lidar com o que os outros, inclusive o seu concorrente, acha de você, está entre as características primordiais para obter sucesso com o seu próprio negócio.

13. Acreditar nas suas próprias ideias

Se nem você acredita nas suas próprias ideias e fica esperando sempre pela aprovação dos demais, desista de ser um empreendedor. Quem empreende tem um sonho e luta para realizá-lo. Acreditar nas suas ideias deve fazer parte da sua rotina, pois é a sua alegria que contagia os demais e os leva a lutar pela realização desse sonho.

Ser empreendedor é algo essencial para que a economia de onde você vive, independentemente da escala, possa ser desenvolvida. Quem empreende, observa as demandas do segmento onde deseja atuar.

Quando você decide empreender, os consumidores reconhecem no seu negócio a solução que eles tanto queriam. Dessa forma, você conquista mais rapidamente a confiança do seu público-alvo e garante o retorno financeiro desejado.

Se identificou com as características do empreendedorismo? Agora que você notou que um diploma e a sua experiência não são suficientes para “me tornar um empreendedor”, conte-nos quais destas características precisa trabalhar melhor para abrir o seu próprio negócio!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"