Saiba como otimizar a gestão e os negócios da sua loja

A gestão de um negócio é sempre um desafio para qualquer empreendedor. São muitas responsabilidades, tais como: contratação de funcionários, folhas de pagamento, controle financeiro, gestão de pessoas, controle de estoque e outras tantas funções que, mesmo que ele não desempenhe, deve acompanhar de perto. O sucesso do negócio está ligado à dedicação que o empreendedor destina a ele, pois aquele empreendimento é sua vida.

Uma loja de móveis planejados, como qualquer outro negócio, necessita de boas práticas de gestão e otimização de tarefas. Afinal, é um produto personalizado e os clientes desse segmento costumam ser exigentes.

Saber como otimizar a gestão de seu negócio fará com que sua administração melhore e você consiga melhores resultados em suas vendas.

Quais são os benefícios de melhorar o gerenciamento do seu negócio?

Qualquer que seja o segmento de uma empresa, ela corre riscos de passar por problemas que podem causar queda no faturamento. Nesses casos, dinheiro e tempo são desperdiçados para corrigir falhas que poderiam ser evitadas.

Melhorar a gestão da empresa pode reduzir gastos desnecessários, diminuir os erros, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação entre setores e empresas, entregar valor agregado aos clientes e garantir que o serviço seja entregue de forma eficiente.

A seguir, separamos algumas dicas para que você atinja esses objetivos.

Como otimizar a gestão de sua loja?

Conhecendo seus clientes

Conhecer seus clientes é imprescindível para otimizar a gestão dos negócios. Imagine quanto tempo pode ser gasto para atender a um cliente o qual a empresa não conhece. E tempo é dinheiro! Portanto, procure conhecer sua base de clientes, seus hábitos, quem os influencia, seu poder de compra e seus gostos.

Móveis planejados são produtos personalizados, e quem procura por esse serviço quer algo diferenciado, adequado ao seu gosto pessoal. E como saber o gosto pessoal de seus stakeholders? A resposta você já sabe.

Investindo em marketing

Adotar estratégias de marketing é fundamental para o sucesso dos negócios, afinal, foi o tempo em que as empresas podiam apostar somente na propaganda boca a boca. 

Boas estratégias, alinhadas a um atendimento de qualidade e produtos diferenciados, trazem retorno positivo para sua loja. Em tempos de mercado competitivo, não dá para ficar para trás; o marketing deve ser eficaz.

Sua marca deve estar onde está seu público está, portanto invista em estratégias de vendas e de reforço de marca, para que sua loja tenha credibilidade no mercado.

Aposte nas mídias sociais para divulgar seus móveis e atrair clientes para sua loja. O contato visual com esse tipo de produto aguça o desejo do consumidor, portanto crie ambientes e divulgue nas redes sociais.

Estando atento às novas tendências

A escolha dos móveis residenciais ou de escritório é feita sempre de forma cuidadosa, pois os clientes querem algo que seja parecido com eles. Clientes sofisticados querem móveis que os representem. O mesmo vale para pessoas mais modernas e arrojadas.

Portanto, fique de olho nas novas tendências de móveis, de cores, matéria-prima e design, para sempre oferecer o que tem de melhor no mercado. As tendências mudam muito rápido e novidades chegam ao mercado todos os dias.

Fique atento a essas mudanças e tenha sempre o que há de melhor e mais moderno no mercado para oferecer aos seus clientes. 

Sendo um bom gestor administrativo

Um bom gestor faz toda a diferença para o sucesso do negócio. A forma de gerir o empreendimento e, principalmente, os colaboradores influenciam muito no crescimento da empresa. 

Procure conhecer seus funcionários e saber as competências e fraquezas de cada um. Dessa forma, poderá explorar seus pontos fortes e trabalhar suas fraquezas. Ofereça treinamento aos consultores de vendas para que eles conheçam o produto a ser vendido, e seja um gestor justo.

Alguns empreendedores costumam delegar tarefas ao seus subordinados e fazem aparições esporádicas na empresa. Se deseja otimizar a gestão de seu negócio, esteja sempre presente, mostre à sua equipe que se importa com os resultados e que está ali para ajudar.

Projetando o crescimento financeiro

Qual sua meta de vendas para o final de ano? E para daqui a um ou dois anos? Se ainda não pensou nisso, é hora de projetar o crescimento de sua loja.

Analise a força de vendas de sua empresa e faça uma projeção de crescimento financeiro para sua loja a curto, médio e longo prazo. Após fazer a projeção, defina estratégias para alcançar o crescimento desejado e coloque-as em prática. 

Sendo organizado financeiramente

Faça controle de todo dinheiro que entra e sai da loja. Se não dispuser de verba para contratar um sistema de gestão financeira, organize suas receitas e despesas em uma planilha.

Tenha controle de pagamento de funcionários, fornecedores, contas de água, luz, telefone, internet e outros gastos fixos.

Tudo que for retirado do caixa da empresa deve ser registrado, para que você consiga ter controle sobre todos os gastos mensais. Somente assim será possível medir os lucros de seu negócio.

Tendo controle sobre os processos

O controle de processos é importante para que você, como gestor, saiba como o trabalho dentro de sua loja está sendo executado. Tenha controle de todos os processos, desde o atendimento ao cliente, a escolha da matéria-prima para confecção dos móveis, o prazo definido para entrega até a entrega do serviço. 

É importante que você conheça também todo o processo de fabricação dos móveis, desde a escolha da matéria prima até a finalização do produto. Por meio desse controle, sua gestão poderá otimizar os processos, trazendo melhorias a longo prazo.

Mantendo sua equipe motivada

Uma equipe motivada pode melhorar e muito a gestão de seu negócio. Consultores de vendas motivados trarão mais rentabilidade para seu negócio e ainda serão capazes de fidelizar clientes. Esses consumidores, por sua vez, indicarão amigos e conhecidos para sua loja.

Tenha plano de carreira para seus consultores. Além do salário e comissões, dê a eles participação nos lucros e resultados da empresa. Assim, ficarão motivados a aumentar sua produtividade e, consequentemente, seus rendimentos.

Estenda esses benefícios para outros setores da empresa, não somente para a equipe de vendas, pois a loja depende dos outros setores e todos têm de se sentir valorizados. Afinal, as tarefas são diferentes, mas a missão é uma só: gerar lucros para a empresa.

Você concorda que essas estratégias podem otimizar a gestão de sua loja? Deixe seu comentário no post!

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