Quais as características mais incomuns dos empreendedores de sucesso?

A maioria dos negócios de sucesso é dotada de fatos interessantes. Mas muito mais curiosa ainda é a história dos empreendedores por trás destes negócios, que já geraram milhares de páginas de estudos. 

Vistos por fora, parecem pessoas comuns que usaram de uma dose de sorte para chegar até seus postos atuais. Geralmente, são CEOs e executivos de organizações bilionárias com centenas e até milhares de funcionários espalhados por escritórios em todo o mundo.

Quando analisados, é notável que conseguem se diferenciar (e muito) das demais pessoas. Principalmente, pois os empreendedores de sucesso são dotados de uma série de características incomuns que os tornam aptos a iniciar e gerir negócios de forma única.

Por isso, preparamos abaixo uma lista com 8 características incomuns dos empreendedores de sucesso, que podem contribuir também para sua jornada empreendedora. Confira!

Inconformismo

Por definição livre, o inconformismo é a “tendência ou atitude de não acatar passivamente o modo de agir e de pensar da maioria do grupo em que se vive”. Sem dúvidas, essa é uma grande virtude. Para os empreendedores de sucesso, o inconformismo leva as pessoas a níveis elevados de insatisfação com o status, obrigando-os, por assim dizer, a virarem protagonistas da mudança.

Isso significa que procuram os extremos e aprendem que muitas vezes não possuem limites. Tal característica exige que os empresários saiam de suas zonas de conforto, ganhem grande confiança nas suas capacidades para fazer as coisas acontecerem. Eles percebem que a vida é muito curta para se sentarem e esperarem que uma transformação ocorra.

Curiosidade

Eis aqui uma frase que jamais será ouvida de empreendedores natos: “Não sabemos como isso funciona”. Eles são obstinados a buscar respostas para qualquer tipo de pergunta e desafio que chegarem em suas mãos. A curiosidade os motiva a saberem todas as respostas sobre seus produtos, os motivos de suas quedas de vendas ou qual a motivação de compra dos seus consumidores.

É com certeza uma das características mais importantes do empreendedorismo, já que é um dos combustíveis principais da inovação, impulsionando a ambição dos empreendedores por produtos e soluções criativas. Empreendedores como Jack Dorsey, cofundador do Twitter, testemunham que a curiosidade contribuiu para abrir o caminho para os seus negócios.

Pragmatismo

“Uma corrente de ideias que prega que a validade de uma doutrina é determinada pelo seu bom êxito prático”. Essa é a definição que encontramos para a palavra. Traduzindo-a para a linguagem dos empreendedores de sucesso, não existe certeza em uma situação se ela ainda não foi testada na prática.

Muitos empreendedores levam muito a sério as vivências práticas em seus negócios em detrimento de teorias e conhecimento técnico. Ao testar estas ideias, conseguem validar qualquer teoria com mais velocidade e segurança.

Autoconfiança

Geralmente, os empreendedores são serenos e tranquilos com relação às suas ações. Isso deve-se ao fato de possuírem uma alta dose de autoconfiança em sua personalidade. Eles conhecem muito bem e sabem administrar sua capacidade de realização em detrimento de suas limitações.

Disposição ao erro

Os maiores aprendizados dos empreendedores de sucesso em qualquer negócio são provenientes de grandes falhas. E os melhores negócios são constituídos de uma forma que não evita os erros menos óbvios, mas sim situações que permitem tirar o maior proveito ao submeter a empresa a correr riscos calculados.

Claro que empreendedor nenhum quer falhar! No entanto, trocar a probabilidade de falhar pelo medo ou indisposição ao risco não faz parte do repertório dos melhores negócios. Quando eles aceitam submeter sua empresa aos riscos, as pessoas naturalmente devem sair da zona de conforto e buscar superação frente ao cenário que se encontram.

Quando conseguem obter sucesso nestas situações, colhem resultados extraordinários e significativamente maiores que os empreendimentos que não correm os riscos. Quando não alcançam o sucesso, acumulam uma dose de aprendizado e experiência que, com certeza, fará a diferença nos acontecimentos futuros da empresa.

Resiliência

Na física, a resiliência é, segundo definição: “Propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica”.

No mundo dos negócios, a definição é exatamente a mesma! E também faz parte do vocabulário dos empreendedores bem sucedidos. Geralmente, estas pessoas não se abalam facilmente com as falhas acumuladas em seus insucessos. E, muito mais do que isso, retornam à sua forma original com a mesma dedicação e preparo!

De forma geral, esses empreendedores conseguem se adaptar à situações adversas com muita naturalidade. Um exemplo claro, é o caso do Steve Jobs, fundador da Apple, que foi obrigado à se retirar da empresa após divergências com o conselho. Jobs não se abateu, voltou à sua condição de empreendedor e começou um novo negócio que acabou sendo incorporado à Apple futuramente, o que garantiu o seu retorno à empresa.

Praticidade extrema

Os empreendedores de sucesso sabem levar muito a sério a experiência prática! Conseguem entender que esta é a melhor forma de aprender sobre seus negócios e testar suas teorias. Sendo assim, são totalmente voltados à prática e à aquisição de conhecimento empírico, aquele adquirido com base na tentativa e erro, observação e experiência.

Equilíbrio

A maioria dos empreendedores de sucesso sabem que existe vida fora de seus negócios! Conseguem compreender a importância de passar tempo de qualidade com suas famílias, amigos, tirar férias e refletir sobre sua vida pessoal fora de sua empresa.

Com isso, conseguem procurar um significado mais profundo em seu trabalho e qual a posição que isso ocupa em sua vida. Quando as pessoas colocam seus negócios como fator único de suas vidas, perdem o sentido de todos os outros âmbitos e a importância de cada um deles. O trabalho torna-se, portanto, um componente de uma engrenagem funcional, e não uma locomotiva que tenta, sem sucesso, puxar todos os outros âmbitos da vida do empreendedor para frente.

Agora que já conhece as características dos empreendedores de sucesso, assine nossa newsletter para receber outras dicas sobre o mercado em primeira mão!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"