Marketing para arquitetos: saiba como divulgar seu trabalho nas redes sociais

As redes sociais trouxeram um mundo de inovações para profissionais de todas as áreas, incluindo melhorias e novas oportunidades para marketing para arquitetos. Por meio dessas ferramentas, é possível formar uma rede de contatos para construir sua reputação e divulgar seus trabalhos de forma eficiente, pois elas possibilitam atingir o público que realmente interessa.

Isso sem contar que geralmente o investimento é bem menor se comparado com o valor da publicidade através de outros veículos de comunicação. O problema é que muitos arquitetos se perdem em meio a tantas opções de redes a utilizar, com recursos tão diferentes, e aí surgem as dúvidas de quais delas devem ser priorizadas e como fazer uso correto de todos os seus recursos. 

Esse o objetivo deste post: ajudar você, arquiteto, a divulgar seu trabalho nas redes sociais. Confira!

Esteja presente no LinkedIn como estratégia de marketing para arquitetos

O LinkedIn é uma rede social voltada essencialmente para interesses profissionais. Diferentemente do que muitos pensam, ela não é útil apenas para quem está procurando um emprego, mas pode ser uma excelente maneira de fazer contato com pessoas e empresas que trabalham na sua área de atuação.

Você pode aproveitá-la de muitas maneiras:

  • Trocando informações profissionais;

  • Atualizando-se com artigos e notícias compartilhados pelos outros usuários;

  • Encontrando novas oportunidades de projetos e parcerias;

  • Ampliando seu networking;

  • Divulgando seu currículo profissional e escrever artigos para se tornar referência em sua área;

  • Inserindo um portfólio profissional para exibir seus trabalhos e atrair novos clientes.

Trata-se de uma rede utilizada de maneira mais formal que apresentava, como característica, uma interação mais engessada: Uma vez que completasse o seu perfil, não havia atualizações constantes para verificar. 

Entretanto, de uns tempos para cá, o LinkedIn ganhou mais dinamismo através de ferramentas de integração entre os usuários, permitindo postagens em seu perfil, como uma timeline e a publicação de artigos de autoria própria ou de terceiros — nos quais é ético sempre citar a fonte — em um ambiente chamado Pulse, dentro do próprio site.

É imprescindível que você mantenha seus dados e projetos atualizados e esteja sempre presente para verificar suas mensagens, participar de grupos de discussões e ser visto por outras empresas e possíveis clientes

A rede oferece um dashboard de gerenciamento de estatísticas de visita ao seu perfil e às suas publicações e sugere formas de ampliar sua visualização entre os membros.

Utilize o Instagram como portfólio de seu trabalho

A principal função do Instagram é a publicação de fotos e, utilizando a ideia de que “uma imagem valem mais do que mil palavras”, muitos arquitetos aproveitam da ferramenta para mostrar seus trabalhos e projetos

Para se ter uma ideia da força da rede, as agências de publicidade estão utilizando mais o Instagram do que o Twitter para campanhas de marketing, segundo uma pesquisa de uma unidade da Comcast chamada Strata.

Apesar de muitos profissionais já saberem da importância do Instagram, pecam frequentemente em seu uso. Veja algumas dicas:

  • Utilize hashtags que atraiam seu público-alvo. Evite aquelas que não trazem nenhum retorno para o seu objetivo, como por exemplo: “TrocoLikes”, “Sigodevolta”, etc;

  • Mantenha a frequência nas publicações;

  • Siga pessoas que tenham relação com o seu trabalho e seus potenciais clientes;

  •  Preocupe-se com a qualidade das fotos postadas.

Divulgue e compartilhe suas criações no Pinterest

Assim como o Instagram, o foco do Pinterest são as imagens mas, apesar disso, a ferramenta possui funções e conceitos bem diferentes.

As fotos inseridas são usadas de maneira mais profissional, para chamar atenção do público, e ganhar visibilidade online.

Basicamente, você pode seguir e ser seguido mas, no Pinterest, são criados painéis com diversos temas e várias pessoas podem também compartilhar suas fotos em seus próprios painéis, e não apenas quem o criou. Isso faz com que a rede funcione como uma comunidade que troca artigos de interesse, dos quais quer lembrar sempre que necessário. 

Muitas pessoas que estão montando ou redecorando uma casa utilizam o Pinterest como ponto de partida em suas pesquisas para buscar ideias e estilos variados.

São milhões de usuários observando e, no meio deles, podem surgir interessados no seu trabalho. Mas antes de começar a utilizá-lo, atente-se para alguns pontos importantes:

  • Crie uma conta com o nome da sua empresa e evite números e letras repetidas que dificultem que usuários encontrem você;

  • As hashtags também são utilizadas no Pinterest. Aproveite-as para ajudar sua imagem a ficar bem colocada em determinado tema, e também para facilitar sua localização;

  • Na área apropriada para inserir seu site e suas informações, adicione uma descrição simples sobre o seu trabalho e, em vez de colocar links para outra rede social sua, redirecione para o seu site. Lembre-se que você está divulgando sua marca portanto, quanto mais profissional for, melhor.

Torne-se referência de arquitetura com o YouTube 

Fotos são uma excelente maneira de mostrar seus projetos, mas os vídeos levam a outros níveis de interação, em que o usuário se aproxima não somente do trabalho, mas do profissional.

Para que isso aconteça, o conteúdo dos vídeos não pode deve apenas vender serviços, mas também precisa ajudar os usuários em assuntos relacionados com a arquitetura como, por exemplo:

  • Dicas de decoração;

  • Organização de espaço;

  • Explicações sobre diferentes estilos;

  • Sugestões acessíveis para decorar.

Isso é conhecido como marketing de conteúdo e vem sendo utilizado por muitas empresas e profissionais que têm obtido resultados animadores: Você produz conteúdo útil e de qualidade para o seu público e ganha crescente autoridade e reconhecimento na sua área

Mostre os bastidores da sua rotina com o Snapchat 

Entre todas as redes sociais que mostramos até agora, o Snapchat é o mais novo.

Essa ferramenta vem sendo crescentemente utilizada por profissionais das mais diversas áreas — de artistas a padres! —, e é muito interessante para arquitetos que querem compartilhar momentos do seu dia a dia, dificuldades, desafios e conquistas.

Vale ressaltar que o Snapchat é para aqueles mais desinibidos, pois seu uso é comumente mais informal e descontraído. Todo o conteúdo publicado fica disponível por apenas 24 horas, depois some.

Algumas sugestões para seu bom aproveitamento são:

  • Gravar pequenos vídeos dando dicas;

  • Mostrar fotos do tipo “Antes x Depois” de projetos;

  • Responder perguntas de usuários enviados pelo chat;

  • Falar sobre a arquitetura para ajudar futuros profissionais;

  • Mostrar a rotina de um arquiteto.

Você pode utilizá-lo para divulgar todo tipo de conteúdo que atraia usuários interessados no mundo da arquitetura. Lembrando, claro, de sempre de usar o bom senso no que é publicado. 

Obviamente, você não precisa estar presente em todas as redes sociais, até porque isso seria inviável por necessitar de um tempo precioso que, com certeza, é utilizado para as realizações de seus projetos.

Mas agora que você conhece um pouco de cada uma delas, pode analisar quais são imprescindíveis para o seu trabalho. O marketing para arquitetos ficou muito bem apoiado pelo advento das redes sociais, concorda? Deixe seu comentário sobre o tema!

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