Como calcular o ROI do meu negócio?

ROI é a sigla para retorno sobre investimento e é uma métrica que indica o percentual de qual foi o valor retornado por um determinado investimento. A métrica é considerada como uma das mais indispensáveis, porque vai ajudar a realizar uma análise financeira e de resultados do negócio de maneira mais assertiva, indicando quais são os melhores investimentos. Além disso, o ROI também o auxilia a conhecer melhor sobre qual o retorno que o seu negócio em si oferece em relação ao investimento inicial. Para isso, veja a seguir como fazer o cálculo.

Qual a importância do ROI?

Antes de partir para os cálculos, você precisa entender que o cálculo do ROI é um dos mais importantes para a sua empresa basicamente porque ele vai indicar quão assertivo ou benéfico foi um determinado investimento para a sua empresa.

Além de isso ajudar a tomada de decisão e a análise de decisões anteriormente feitas, o ROI também ajuda a priorizar a alocação de recursos. Ao saber quais são os investimentos com maior retorno, você pode disponibilizar os recursos para essas opções de modo a obter bons resultados.

De um modo geral, uma análise do ROI vai mostrar que nem sempre investimentos maiores trazem retornos condizentes, assim como que nem sempre investimentos menores são totalmente dispensáveis.

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Como calcular o ROI do seu negócio?

O ROI normalmente é calculado levando-se em consideração o que foi investido e o que foi recebido a partir desse investimento, em uma relação dada por:

ROI = [(Ganho obtido – Investimento inicial) / Investimento inicial] x 100%

Nesse cálculo, o que se espera é que o ROI seja sempre o maior possível. Quanto mais positivo ele for, mais benéfico é um investimento – ainda que ele seja pequeno. Em termos simples, essa medida indica quantos reais são obtidos para cada R$ 1,00 investido.

Se o ROI for nulo, então é sinal de que o investimento não foi nem benéfico e nem prejudicial para o negócio. Um ROI negativo, por sua vez, indica que o negócio perdeu dinheiro ao fazer o investimento.

Geralmente o ROI é calculado baseando-se em resultados que efetivamente aconteceram – no chamado hard ROI. Apesar disso, ele também pode ter uma abordagem preditiva, utilizando valores que ainda não aconteceram, mas que se baseiam em previsões de vendas e de resultados em geral, por exemplo. Nesse caso, ele é chamado de soft ROI e pode ser calculado por:

ROI = [(Ganho previsto – Investimento inicial) / Investimento inicial] x 100%

Ao final, também pode haver uma comparação entre o hard ROI e o soft ROI para avaliação do previsto x realizado. Nesse caso, deve haver uma relação do tipo:

ROI = Hard ROI / Soft ROI

Quanto mais próximo essa relação estiver de 1 – ou mesmo se for maior do que esse número -, melhor foi o retorno em relação ao que foi previsto. Novamente, um valor próximo de zero ou negativo indica retorno baixo ou prejuízo para a empresa.

Exemplo de cálculo do ROI do seu negócio

Para que você consiga entender melhor, alguns exemplos de cálculo de ROI vão ser relevantes para que conheça quais são os resultados que essa métrica traz. Imagine, por exemplo, que sua empresa realizou uma campanha de marketing no valor de R$ 15 mil. Essa campanha ficou ativa dois meses e trouxe um retorno de R$ 45 mil em vendas. Nesse caso, o ROI será:

ROI = [(45 – 15) / 15] x 100%

ROI = 200%

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Com o ROI sendo de 200%, isso significa que para cada R$ 1,00 investido na campanha, houve um lucro líquido de R$ 2,00. Embora o retorno não tenha sido nominalmente tão grande – já que ficou abaixo de R$ 50 mil –, em relação ao investimento inicial ele se torna uma ótima opção para os resultados da empresa.

Imagine agora que a empresa decidiu fazer uma expansão no valor de R$ 200 mil. Com uma modernização do espaço e mais atração, estima-se que as vendas geradas pela mudança foram de R$ 240 mil. Nesse caso, o ROI será:

ROI = [(240 – 200) / 200] x 100%

ROI = 20%

Isso significa que para cada R$ 1,00 investido na expansão, houve um lucro líquido de R$ 0,20. Note que apesar de o retorno líquido ter sido muito maior que o da campanha no exemplo anterior – afinal, R$ 240 mil é maior do que R$ 45 mil -, o ROI dessa expansão é bem menor e indica um investimento menos vantajoso.

Também é possível calcular o ROI do seu negócio em si e para isso você vai precisar levar em consideração o investimento inicial e o retorno ao longo dos meses. Imagine, por exemplo, que você gastou R$ 150 mil para abrir o seu negócio. Atualmente, o lucro é de R$ 10 mil mensais, o que indica que o tempo de payback do seu negócio é de 15 meses.

Nesse caso, imagine que você quer conhecer o ROI nos primeiros 10 meses. Assim, o cálculo é dado por:

ROI = [(100 – 150) / 150] x 100%

ROI = – 33,33%

Note que dentro desse período o ROI do seu negócio ainda é negativo, o que indica que você ainda não obteve um ganho real em relação ao investimento inicial. Apesar disso, a continuidade do seu negócio com a manutenção dos lucros levará possivelmente a um ROI positivo. Em 24 meses, seu negócio poderá ter faturado R$ 240 mil. Assim, o novo cálculo de ROI passa a ser:

ROI = [(240 – 150) / 150] x 100%

ROI = 60%

Com isso, em 14 meses o ROI do seu negócio terá crescido mais de 90%. Nesse caso, você poderá fazer análises segmentadas em relação a períodos de tempo, como para cada ano em relação ao investimento inicial, de modo a identificar se o seu negócio continua sendo uma boa opção de mercado.

Para calcular o ROI do seu negócio, você vai precisar levar em conta o investimento inicial e o ganho obtido a partir desse investimento. Com o cálculo, você conhecerá a relação de retorno e poderá identificar, inclusive, se o seu negócio continua ou não sendo uma opção atrativa de negócio.

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