Como aumentar as vendas de uma loja de móveis?

Você já viu dicas para abrir seu próprio negócio e também alguns bons motivos para investir no segmento de móveis e decoração. Agora vamos focar nas vendas e em como conseguir uma rentabilidade atrativa.

Para ajudar você nesta etapa, apresentaremos 8 dicas para aumentar as vendas de uma loja de móveis. Confira!

Tenha uma meta de vendas clara

O primeiro passo para aumentar as vendas é saber o quanto este “aumento” representa. Se a sua loja não tiver uma meta clara de vendas, a equipe pode perder o foco e não atingir o resultado esperado.

Por outro lado, quando há uma meta definida com números exatos, torna-se mais fácil estabelecer uma estratégia de sucesso.

Conheça bem o seu negócio

Outra dica extremamente importante é entender qual é o seu negócio e qual é a vantagem competitiva que ele apresenta em relação aos outros comerciantes no mercado.

Sua vantagem competitiva pode ser o material usado nos móveis, o design dos produtos, o atendimento oferecido na loja, a forma de pagamento, entre outros. Identifique o que torna sua loja especial e explore esta informação em todo o marketing e também nas negociações de venda.

Cuide da sua loja

O espaço físico da loja é responsável por uma boa parte das vendas que você realiza. Se ele for organizado, limpo e atrativo, isso terá um impacto direto na experiência positiva dos clientes com a loja. Uma boa dica é organizar os produtos de modo a criar um fluxo específico para os visitantes transitarem.

Por exemplo, você pode posicionar o sofá próximo a um rack de televisão, que, por sua vez, estará próximo a uma mesa de centro. Assim, você faz com que as pessoas olhando o sofá passem, obrigatoriamente, por outros produtos que também podem interessá-las.

É uma técnica similar ao que às lojas virtuais fazem, apresentando próximo ao produto que você visualizou outros que têm alguma relação. Com essa técnica, a loja estimula o cliente a comprar mais.

Saiba quem é o seu cliente

Essa é uma dica que envolve análise e planejamento. Você certamente tem um cadastro dos clientes da sua loja. Use esse cadastro para identificar seus 20 melhores clientes e traçar o perfil destas pessoas. Qual é sua idade? Onde vivem? São casados ou solteiros?

Reúna o máximo possível de informações sobre estes clientes. Você pode até mesmo elaborar uma pesquisa e enviar por e-mail, para coletar dados adicionais. Tenha em mente que estes “20 melhores clientes” representam o público em quem você deve focar.

Entender quem são eles é a chave para direcionar seus esforços na captação de novos clientes, obtendo o melhor resultado com o mínimo de recursos.

Invista no relacionamento com o cliente

Conquistar novos clientes é ótimo. Porém, é bem mais caro do que manter um cliente antigo. Por isso, a próxima dica é para que você não se esqueça de investir em relacionamento com o cliente. A melhor parte é que existem incontáveis maneiras de fazer isso. Veja algumas sugestões:

  • Criar um programa de fidelidade, para trocar pontos em compras por descontos ou prêmios;
  • Realizar sorteios entre os clientes;
  • Oferecer um desconto no mês do aniversário do cliente;
  • Desenvolver um programa para enviar ao cliente dicas de decoração personalizadas, de acordo com as preferências que ele demonstrou em suas compras anteriores;
  • Criar um cronograma para entrar em contato com os clientes periodicamente após a compra, e verificar se estão satisfeitos com o produto;
  • Fazer pesquisas para saber se o cliente gostaria de sugerir algum produto para a loja;
  • Criar canais alternativos de atendimento rápido, como via WhatsApp.

Estes são apenas alguns exemplos, mas você pode desenvolver estratégias completamente diferentes na sua loja. Deixe que o relacionamento com o cliente se torne uma referência na sua loja.

Invista também na sua equipe de vendas

Ao mesmo tempo em que cuidar dos clientes é indispensável, você também não pode se esquecer da sua equipe de vendas. Afinal, é ela que executa as estratégias. Em última instância, os vendedores precisam estar motivados e satisfeitos para transmitir aos clientes uma impressão positiva sobre a sua loja.

Para motivar sua equipe de vendas, um bom sistema de premiação por metas é útil. Mas não se limite a isso. Desenvolva também treinamentos, para melhorar as habilidades de atendimento ao público e de negociação dos vendedores.

Crie um plano de carreira para levar os talentos da sua equipe a posições de liderança. Lembre-se também de promover um ambiente leve, sem pressão, para que o desempenho dos funcionários não seja afetado.

Descubra o que está dando certo

Entre todas as estratégias, algumas delas aumentarão as vendas de uma loja de móveis. Outras podem dar resultados medianos, que não trazem o retorno sobre investimento que você deseja.

Por exemplo, suponha que você gastou R$ 5.000 em um site para sua loja, e esse site trouxe R$ 15.000 em vendas para novos clientes no primeiro mês. Podemos dizer que essa foi uma estratégia que deu certo, pois teve um excelente retorno sobre o investimento.

Mas, se você gastou R$ 500 distribuindo panfletos de desconto pela cidade e não conseguiu nenhum novo cliente com essa estratégia, você provavelmente deveria descartá-la.

A melhor forma de identificar o que está dando certo é utilizar indicadores de desempenho. São métricas que ajudam a acompanhar os resultados obtidos em relação a um aspecto específico do negócio.

Trabalhe o preço de maneira inteligente

Para aumentar as vendas de uma loja de móveis, muitos gestores entram em desespero e decidem abaixar o preço. Porém, fazendo isso, você também reduz a lucratividade por venda. Em outras palavras, você terá que vender bem mais para lucrar a mesma coisa. É uma verdadeira faca de dois gumes.

Por isso, nossa última dica é para que você procure trabalhar o preço com mais inteligência. Descontos podem ser interessantes para alavancar as vendas em períodos de baixo fluxo, ou para estimular um cliente a comprar mais. Porém, abaixar o preço para fechar uma venda a qualquer custo não trará resultados financeiros para sua loja.

Em vez disso, mantenha o preço dentro de um patamar mais alto, para valorizar o padrão de qualidade dos seus produtos. E, se este preço for acima do que seus clientes estão pedindo, opte por flexibilizar as condições de pagamento.

Agora você sabe como aumentar as vendas de uma loja de móveis. Aplique nossas dicas no seu negócio e conte para nós nos comentários qual delas trouxe os melhores resultados!

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