Como abrir uma loja de móveis e decoração?

Introdução

Vivemos um momento único na história do comércio no nosso país. O mercado está cada vez mais competitivo, as empresas oferecem produtos parecidos e sem nenhum diferencial relevante e os clientes estão exigentes como nunca, procurando marcas com as quais se identifiquem em um nível mais profundo do que somente a compra imediata. Tudo isso força os empreendedores a encontrarem formas inovadoras e exclusivas para se destacar e então garantir seu espaço no mercado e na memória do público.

Nesse contexto, iniciar um novo projeto e se apresentar ao público com um negócio é um grande desafio. É preciso pensar e planejar bastante antes de se aventurar em um novo empreendimento, para garantir que as decisões serão tomadas de forma assertiva e eficiente.

O empreendedor precisa avaliar o mercado, entender como os concorrentes têm se saído no contexto atual, calcular quais são os investimentos necessários para o início das atividades etc. Trata-se de um processo longo e que deve ser realizado da melhor forma possível para garantir que os resultados sejam os esperados: sucesso, consolidação e, é claro, excelentes vendas.

É importante avaliar e conhecer o setor e entender de que formas o know-how e a experiência do empreendedor podem fazer a diferença no cenário e em que ponto é necessário contar com o auxílio de profissionais especializados.  

Uma das áreas que está em pleno crescimento — e que sempre oferece espaço para gestores de visão e que prezam pela qualidade na entrega dos produtos e no atendimento — é o setor moveleiro. Com a intensificação da construção civil há alguns anos, o Brasil vive hoje o momento de entregas de milhares de apartamentos e casas, que necessitarão de móveis planejados assim que forem ocupados pelos novos moradores.

Preparamos um material completo que apresenta todas as etapas e informações essenciais para você descobrir como abrir uma loja de móveis, passando pelo planejamento, estrutura física, questões burocráticas e a importância de uma equipe talentosa e bem preparada. Se você pensa em começar uma atividade nesse setor, acompanhe as nossas orientações e se prepare para chegar ao mercado com muito mais conhecimento e preparo.

Por que abrir uma loja de móveis e decoração?

Uma loja de móveis e decoração é um negócio promissor, sobretudo nos dias de hoje. É importante entender que se trata de uma demanda constante do mercado, afinal, as pessoas vão precisar de móveis para suas casas e escritórios durante toda a vida.

Além disso, vivemos um momento de franco crescimento da construção civil — o aumento do poder aquisitivo na população brasileira no início dos anos 2000 impulsionou o setor e fez com que houvesse uma explosão na quantidade de prédios residenciais e empresariais sendo construídos em todo o país. Grande parte desses apartamentos e salas está sendo entregue aos seus moradores agora e, por isso, a demanda por mobiliário tende a ser ainda mais intensa. Outro ponto importante é que os imóveis são cada vez menores, o que demanda uma adaptação constante e móveis pensados especialmente para cada cômodo.

Os consumidores têm se tornado cada vez mais exigentes e as relações de consumo atualmente são bem diferentes do que já foram em tempos passados. Todo empreendedor deve ter isso em mente, sobretudo em um setor tão primordial para a economia como é o de móveis.

Hoje em dia, não basta oferecer um preço competitivo para se transformar na escolha do cliente. Ele busca uma marca que seja coerente, que comunique os seus valores, e que preze pela qualidade em todas as etapas do processo. Por isso, abrir um negócio de móveis e decoração é um desafio, mas também uma excelente oportunidade para quem está disposto a se diferenciar, trabalhando com esforço e oferecendo soluções inovadoras e completas aos clientes.

Nesse contexto, o produto é essencial, mas não é tudo. É preciso se preocupar com a procedência das matérias primas, com a valorização da mão de obra, com a missão, a visão e os valores da organização e, claro, com o melhor atendimento ao cliente. Esse conjunto de fatores garante que a empresa se posicione de forma única no mercado e dialogue diretamente com esse novo perfil de consumidor.

Se você procura um negócio para surpreender e, muitas vezes, resolver a vida de seus clientes de forma objetiva e encantadora, o setor de móveis é para você. Abrir uma loja de móveis planejados e decoração é um excelente caminho para aqueles empreendedores que gostam de contato direto com o público (não se esqueça que você muitas vezes terá de ir à casa dos clientes acompanhar a instalação do projeto), e que estão sempre atentos às mudanças e tendências da sociedade — duas características que, sem dúvidas, vão fazer com que a sua marca se destaque em meio a tantas concorrentes.

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Como planejar o negócio?

Como em qualquer negócio que se inicia, o planejamento é uma das etapas mais importantes para garantir o seu sucesso. É nessa fase que as decisões determinantes para o novo estabelecimento serão tomadas e influenciarão os passos seguintes, de implantação e operação. Veja aqui tudo o que é importante avaliar e analisar antes de abrir a sua loja de móveis planejados:

Sociedade

Você pretende iniciar o negócio sozinho ou pretende ter sócios? Se for seguir pelo segundo caminho, é muito importante ser criterioso na escolha de quem vai te acompanhar na nova empreitada. Busque pessoas com um estilo de gestão semelhante ao seu, parceiros em quem você confia e que possam trazer conhecimentos e experiências complementares. Se for seguir sozinho, prepare-se para alguns meses de intenso trabalho e dedicação.

Plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta essencial para qualquer empreendedor e serve como um guia completo do que deve ser providenciado, definido e investido no momento de início de um novo negócio. Ele inclui uma pesquisa do mercado e da concorrência, além de uma definição precisa dos objetivos e diferenciais da organização. É recomendável contar com o auxílio de um profissional especializado no momento da elaboração deste documento tão importante.

Localização

O ponto comercial para a sua nova loja de móveis é uma das decisões mais importantes no momento de planejamento do negócio, já que ele tem influência direta no fluxo de clientes e nos resultados de vendas. É importante escolher um lugar que tenha alto trânsito de pessoas e ofereça facilidades, como acesso tranquilo e estacionamento.

Muitas cidades possuem regiões que se caracterizam pela alta concentração de lojas voltadas para mobiliário — pode ser uma boa opção se instalar aí, já que a clientela já está bem direcionada e em busca de produtos específicos. Outro caminho interessante também é alugar uma boa loja dentro do shoppings especializados em objetos, móveis e acessórios para a casa.

Fábrica ou terceirização

Escolher entre fabricar ou terceirizar a produção dos móveis é uma decisão crucial para definir os rumos do novo negócio. Aqueles que optarem por fabricar os próprios móveis deverão prever também um espaço para esses processos e, claro, um investimento maior em maquinário.

Área

O setor de móveis planejados pode ser dividido em algumas áreas e é essencial definir como se dará a sua atuação. Por exemplo, é possível trabalhar exclusivamente com móveis para cozinha, para quartos ou para escritórios, por exemplo.

Para que se tenha uma dimensão mais exata do investimento a ser feito e dos próximos passos a serem tomados, cabe ao gestor optar por um ou mais áreas já na fase de planejamento.

Infraestrutura e equipe

Estes dois fatores são muito importantes para a percepção do cliente em relação à nova loja e, por isso, devem ser escolhidos com bastante atenção e envolvimento do gestor.

Burocracias

Os procedimentos burocráticos e legais para a abertura de uma nova loja de móveis são importantes e essenciais. Discutiremos esse assunto detalhadamente mais adiante, no entanto, vale adiantar a necessidade de um planejamento com a previsão de contratação de um bom contador para te auxiliar nessa etapa.

Como montar a loja?

Uma loja de móveis planejados deve ser pensada e montada com atenção aos mínimos detalhes. Pense que o cliente que entra ali está procurando soluções específicas para problemas que encontra em sua casa ou escritório. Por isso, a sensação geral e imediata deve ser a de que aquela loja entende os seus dramas e têm as soluções ideais para eles.

Invista em materiais de qualidade, acabamentos impecáveis e construa um ambiente agradável e convidativo. Monte a sua loja pensando na experiência do usuário: o que ele vai sentir quando entrar ali? Quais sentidos devem ser melhor explorados e o que ele precisa ver já no primeiro instante? Tudo isso é importante para definir como o usuário vai se relacionar com a sua marca. Por exemplo: de nada adianta ter um sofá maravilhoso, com ótimo custo, se ele está espremido entre outros tantos móveis e o consumidor não consegue nem se sentar ali para avaliar.

Você vai precisar de um bom espaço, para que consiga expor uma quantidade considerável de móveis sem criar um ambiente muito caótico ou cheio. Faça uma decoração elegante, leve, que valorize os seus móveis mas que, ao mesmo tempo, faça com que o cliente se sinta em casa.

Cuide dos detalhes, mas não se esqueça do macro: a loja deve ter tudo funcionando em perfeita ordem. Iluminação, banheiros, linha de telefone e internet, limpeza. Tudo isso tem influência no momento da compra e faz com que o consumidor se sinta bem, mesmo sem saber porquê, e fique muito mais propenso a investir em um ou mais móveis.

Monte a sua loja com cuidado, perfeccionismo e muito capricho.

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Quais são as questões legais para a abertura do negócio?

Todo novo negócio deve cumprir uma série de requisitos burocráticos e legais para iniciar as suas atividades. É sempre recomendável que você conte com o auxílio de um contador, que é o profissional que lida com essas questões diariamente. Ele poderá te orientar, indicando quais são as opções tributárias e trabalhistas mais adequadas para a sua demanda e acompanhar o processo com um olhar apurado e bem treinado, garantindo que todas as etapas sejam cumpridas a contento, para que a empresa possa ingressar no mercado de trabalho completamente dentro da lei e de todas as exigências.

Existem alguns documentos básicos que precisam ser providenciados e informações importantes que você precisa conhecer antes de abrir a sua loja de móveis planejados. Veja quais são:

Contrato social

Toda empresa precisa de um contrato que esclareça a composição societária, a divisão de cotas, as orientações para tomada de decisões, a declaração de capital. Tudo isso é muito importante porque, quando a empresa começar a crescer, os sócios precisam estar cientes e alinhados em relação aos processos, responsabilidades e direitos de cada um.

CNPJ

O Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica é um documento que qualifica a empresa e a inclui na lista com todos os outros estabelecimentos do país. Para ter acesso ao número de CNPJ, é importante cumprir os requisitos determinados e enviar toda a documentação solicitada. Reserve algumas semanas no início do processo para cuidar dessa documentação e das decisões relacionadas à lei.

Regime tributário

O regime tributário adequado à sua loja de móveis planejados deve ser indicado por um contador, a partir de informações do seu plano de negócios. As opções são Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real e se relacionam com o volume de faturamento da empresa. Portanto, é recomendado que um especialista acompanhe esses processos e o aconselhe nas decisões.

Habite-se

O espaço comercial também está sujeito a uma série de regras, dentre elas o Habite-se, que é a autorização fornecida por um órgão municipal para que aquele imóvel seja ocupado. É importante checar com o locatário se toda a documentação do imóvel está em dia, se ele possui autorização para funcionar como endereço comercial e se os impostos estão quitados.

Como contratar o melhor time?

A equipe envolvida nos processos de uma loja de móveis planejados deve trabalhar em sintonia, com bastante envolvimento e produtividade. Por isso, cabe ao gestor adotar estratégias eficientes para contratar e reter profissionais capacitados e motivados para todas as áreas da empresa.

A preocupação deve começar já no momento de contratação dos colaboradores: peça indicações, busque referências e, no momento da entrevista, tenha um diálogo franco e direto com o colaborador. Apresente detalhadamente quais são as tarefas deverão ser executadas por ele e escute as suas impressões. É essencial contratar um time que esteja familiarizado com as atividades e com o setor, para garantir que todos os processos fluam com naturalidade e eficiência.

Atenção especial à contratação da equipe de vendas. Lembre-se que o atendimento é um dos principais diferenciais de todo estabelecimento e, por isso, esses colaboradores precisam estar preparados para lidar com os seus clientes de forma impecável, entendendo a demanda, respondendo questionamentos e oferecendo soluções que vão encantar o cliente.

Recomenda-se um período de testes no começo da operação da loja, quando o gestor deverá observar com atenção a atuação de cada um da equipe, entendendo quais são os colaboradores que melhor se adaptaram ao estilo da loja e avaliando se será necessária alguma nova contratação ou substituição.

Em um primeiro momento, você vai precisar de uma equipe de vendas, um projetista, uma equipe de montagem e um serviço gerais — à medida que a loja for crescendo e se consolidando, observe quais são as demandas mais urgentes.

Também é muito importante manter a sua equipe sempre motivada, garantindo resultados melhores para a sua empresa.

O que é posicionamento de mercado?

O posicionamento de mercado é um dos principais diferenciais de qualquer marca, é a forma como ela se apresenta e é reconhecida pelo público. Por isso, antes de inaugurar uma loja de móveis planejados, reflita bastante e decida como você quer que a sua marca seja vista pelo público. Quer ser a loja que apresenta móveis com design mais contemporâneo e ousado? Ou aquela onde o atendimento é sempre impecável? Você pode optar também por se diferenciar pelos preços mais acessíveis. Enfim, todas as possibilidades devem ser consideradas e essa decisão de posicionamento deve influenciar todas as ações do gestor.

Isso acontece pois, uma vez determinado o posicionamento de mercado, a empresa deve trabalhar ativamente para comunicá-lo em todas as instâncias. Se você se diferencia pelo design, por exemplo, deve cuidar para que essa mensagem fique clara em cada detalhe, desde a marca até a sua papelaria e peças de comunicação e embalagens.

Quando o seu diferencial é o atendimento, encontre formas eficientes de comunicar isso ao seu cliente, além daquelas mais tradicionais, que são um bom café na loja e vendedores sempre sorridentes e prestativos.

O posicionamento de mercado é uma estratégia poderosa e não deve, em hipótese alguma, ser desconsiderado pelo gestor. Escolha uma imagem, e trabalhe nela com coerência e intensidade. E, claro, faça uma escolha possível: não se posicione como algo que você não pode ser, pois a decepção do cliente pode lhe trazer sérios problemas.

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Como fazer a loja ter sucesso?

O sucesso é o resultado de um conjunto de fatores e escolhas acertadas. Se você seguiu todas as orientações e cuidou do planejamento e da implementação da sua loja, as chances de colher bons frutos são imensas. No entanto, é importante perceber que sempre é possível fazer algo para melhorar ainda mais a imagem da sua marca e é responsabilidade do gestor acompanhar de perto os resultados mensais, o rendimento e produtividade da equipe e a satisfação do seu cliente.

Portanto, é recomendável que você crie uma cultura constante de diálogo aberto, tanto com os seus colaboradores quanto com o público em geral. Com o seu time, ofereça treinamentos constantes, apresente a importância de um bom atendimento e adote uma postura de feedback, para que todos possam saber no que devem melhorar. Com o público, as pesquisas de opinião sempre servem como boas norteadoras da impressão geral. Utilize as respostas para promover melhorias no processo e nas entregas.

Outro ponto importante para o sucesso de uma loja de móveis planejados é investir de forma assertiva e eficiente em comunicação e design. Falamos um pouco sobre a relevância de se construir um posicionamento de mercado coerente e consistente, e as peças de divulgação institucional e promocional são ótimas ferramentas para isso.

Pesquise bastante e encontre profissionais qualificados para cuidar da sua marca, desde o desenho do logotipo até a criação de campanhas e estratégias de divulgação. Estas ações vão aumentar o contato entre a sua empresa e o cliente e podem se converter em um número cada vez maior de vendas.

Em resumo, não existe receita para o sucesso. O que é preciso fazer é se planejar para estruturar um negócio sólido desde as primeiras etapas. Trabalhe com pessoas de confiança e qualificadas para as suas tarefas, escolha materiais de qualidade ou represente marcas consolidadas no mercado e sempre respeite o seu cliente. Entregue soluções inovadoras, dentro do prazo, com qualidade inquestionável e se prepare para crescer cada vez mais. E procure sempre avaliar o desempenho do seu negócio, para fazer ajustes quando necessário.

Conclusão

Agora você já sabe tudo o que precisava saber sobre como abrir uma loja de móveis planejados. O mais importante é fazer tudo com organização, planejamento e bastante dedicação: o investimento inicial, seja de tempo ou de capital, vai logo se transformar em um bom retorno.

Uma opção muito interessante que deve ser considerada por quem quer ingressar nesse mercado promissor e desafiador é a de se tornar um parceiro de uma rede já estabelecida. Assim, você pode unir o seu trabalho à imagem já consolidada e reconhecida de uma boa marca, como a Todeschini. Nesse processo, será possível iniciar uma parceria que privilegia o bom atendimento e a qualidade dos produtos. Toda a história e a experiência de uma marca única e especial trabalhando em favor do negócio e seu sonho.

No momento de definir quais os caminhos que o seu novo negócio vai tomar, não se esqueça de pesquisar o mercado, avaliar o trabalho e o sucesso dos concorrentes e se preparar para cenários desafiadores que vêm mudando com muita velocidade. Um empreendedor precavido e preparado tem muito mais chances de se estabelecer com sucesso no mercado.

Por isso, recomendamos que você assine a nossa newsletter e fique por dentro das últimas tendências e novidades do setor de móveis planejados. No mercado atual, informação faz toda a diferença!

 

 

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