9 dicas de marketing para deixar sua loja mais atrativa

Há diversas lojas que comercializam produtos do mesmo segmento. No entanto, qual medida deve ser tomada para que uma se destaque em relação às outras? Se você respondeu que a aparência é essencial para atrair os clientes, saiba que está correto. Por isso, para deixar sua loja mais atrativa, ter uma vitrine bem organizada é o pontapé inicial para que os consumidores se interessem pelo seu estabelecimento.

Neste artigo, apresentaremos mais algumas dicas para deixar sua loja mais atrativa e chamar atenção de novos clientes, que vão se sentir em casa e dispostos a passar mais tempo conhecendo os produtos comercializados por você. Confira!

Tenha a vitrine como o seu cartão de visita

O que mais atrai em uma loja, a ponto das pessoas sentirem a necessidade de entrar no estabelecimento para conhecer os produtos vendidos por ela, é a vitrine. Ela é o cartão de visita de qualquer loja e pode estar localizada em shopping centers ou, até mesmo, na rua.

No entanto, você sabe o que é preciso fazer para deixar a sua vitrine mais atrativa? O primeiro passo é selecionar quais produtos serão expostos e de que forma eles serão colocados na vitrine. É importante escolher itens que chamarão a atenção dos clientes e distribui-los de uma maneira organizada.

A organização é outro ponto crucial para que a vitrine deixe os clientes curiosos e sintam a necessidade de entrar em sua loja. Por isso, além de colocar os produtos de uma forma ordenada, deixe sempre a vitrine limpa. Isso porque, quando ela está mal arrumada e com poeira acumulada, as chances de venda diminuem por passarem uma ideia de descaso.

Invista em vitrines decoradas

Decorar a vitrine não é algo obrigatório, porém, dá um ar diferente à sua loja e pode, com toda a certeza, atrair ainda mais a atenção dos clientes. No entanto, é preciso ter cautela, pois a decoração não deve chamar mais atenção do que os produtos expostos.

Além de a decoração não poder sobressair ao produto, é recomendado não encher a vitrine, pois essa prática pode proporcionar aos clientes a sensação de desespero da loja por uma venda — o que não é nada bom.

Decorar a vitrine é tarefa fácil, desde que você saiba qual público deseja atingir, os produtos que serão vendidos e, principalmente, a identidade da marca. Logo, é essencial combinar os artigos vendidos com itens de decoração que tenham ligação com a sua loja.

Renove a vitrine com frequência

Antes de ser proprietário de uma loja, você também é consumidor. E como consumidor que gosta de observar as vitrines dos estabelecimentos que costuma frequentar, apostamos que está sempre em busca de novidades. Por conta disso, não há sensação mais chata do que passar pela loja e se deparar com os mesmos produtos expostos todo mês, concorda?

Saiba, então, que as vitrines que chamam mais atenção são aquelas que apresentam um produto diferente a cada mês, pelo menos. Apesar de ser quase impossível calcular quantas vezes o mesmo cliente passa em frente à vitrine, é necessário que ela tenha sempre novidades e seja modificada com frequência.

Quando não há esse cuidado, a vitrine se torna cansativa e não prende a atenção dos consumidores. Apostar na troca dos produtos é uma forma, também, de a loja apresentar a sua variedade de produtos ao público.

Aposte na combinação de cores

Escolher as cores, de acordo com os tons da sua marca, é uma ótima pedida para deixar a sua loja mais atrativa e chamar a atenção dos clientes. Para isso, escolha cores neutras, como branco, cinza e bege, e mescle com as que representem a identidade do seu negócio.

No entanto, antes de tomar qualquer decisão, leve em consideração o tamanho de sua loja. Se ela for grande, utilize tons fortes, mas com moderação. Caso seja pequena, evite-os, porque os espaços podem aparentar que são ainda menores.

Saiba o que fazer quando a loja não tem vitrine

Se a sua loja não tem vitrine, fique sossegado, pois também há maneiras de tornar o ambiente atrativo e, com isso, chamar a atenção dos clientes.

Normalmente, lojas que não contam com vitrine dão a sensação de proximidade aos clientes, que podem circular livremente pelo espaço e escolher, com tranquilidade, os seus produtos favoritos. Além disso, têm acesso ao preço por meio de etiquetas fixadas nos produtos e, se precisam de atendimento, podem contar com os atendentes.

Dê atenção à iluminação

Um local bem iluminado pode, sim, atrair a atenção do seu público. No entanto, existem formas adequadas de iluminar uma loja? Acredite: elas existem e, por meio desse recurso, é possível “brincar” com todo tipo de ambiente. Dessa forma, dá para deixar a sua loja com um ar tranquilo, relaxante, vibrante e acolhedor. Os consumidores, por meio dessa tática, se sentem bem.

Lembre-se que cada tipo de iluminação ocasiona sensações distintas nos clientes. Se a opção for luzes amarelas, saiba que os consumidores se sentirão acolhidos. As brancas deixam o ambiente vibrante e dão a sensação de relaxamento por serem mais claras e menos potentes.

Depois de escolher qual a cor da luz que será utilizada, defina os focos de iluminação, para que os produtos sejam valorizados. Na vitrine, o ideal é apostar em luzes direcionadas nos itens expostos. E em todos os espaços da loja, jamais deixe uma lâmpada queimada ou faltando.

Organize os produtos e aumente o espaço

Não há sensação mais desagradável do que entrar em uma loja e se sentir desconfortável pela desorganização e o pouco espaço. Para evitar que os clientes se sintam dessa forma, nunca deixe os corredores apertados. É necessário que os clientes consigam se locomover, pois é uma garantia de que eles adquiram os produtos.

Pense bem na forma que as pessoas circularão em sua loja, sem que se esbarrem umas nas outras e não se sintam oprimidas por isso.

Invista no conforto para deixar a loja mais atrativa

Um ambiente confortável tem grande potencial de atrair a atenção dos clientes e, além disso, passa mais seriedade à marca, aumentando as chances de as vendas serem concluídas.

Para isso, invista em boa iluminação, climatização, acessibilidade e coloque à disposição lugares para os clientes se sentarem. Apostar no oferecimento de cafezinho e água intensifica o valor do ambiente.

Se a sua loja tem banheiros, respeite as normas da vigilância sanitária e aposte em espaços projetados, que facilitam a limpeza e a manutenção.

Deixe o cliente próximo dos itens da vitrine

É fato que a internet facilitou bastante as compras, porém, ainda há muitas pessoas que preferem frequentar lojas físicas para adquirir produtos. Para isso, deixe os clientes à vontade, oferecendo-lhes a oportunidade de testar os produtos e manusear uma amostra.

Além disso, invista em stands de promoções que devem ser, sutilmente, anunciadas na entrada das lojas.

E aí? Está com dúvidas de como deixar sua loja mais atrativa? Conta pra gente nos comentários.

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