9 aplicativos de gestão do tempo para a correria do dia a dia

Numa época em que todos são cobrados para serem multitarefas, saber administrar o próprio tempo se torna uma obrigação para amenizar os efeitos da correria do seu dia a dia. Você sabia que a tecnologia pode te ajudar nessa tarefa? Os aplicativos de gestão do tempo facilitam a organização e o planejamento da vida pessoal e profissional.

Deixar a tecnologia te ajudar nas atividades cotidianas certamente fará com que você renda mais, mesmo com o tempo curto. Por isso, selecionamos nove aplicativos que vão facilitar sua vida. Confira! 

1. Evernote

É uma espécie de escritório virtual e um dos mais baixados no mundo inteiro. Reúne diversas aplicações próprias para administrar o tempo, tudo numa única interface. Ele permite criação de notas, que podem ser agrupadas em cadernos, o que facilita para organizar ideias de projetos.

Você pode marcar as notas com tags, para agilizar a pesquisa. O app se integra ao navegador e, por meio de uma extensão, permite que você salve páginas de sites que te interessam em um bloco de notas. Nas notas, você pode anexar fotos e áudios.

O app é multiplataforma, ou seja, você trabalha, na versão gratuita, em dois aparelhos — por exemplo, no smartphone e no desktop, com sincronização pela nuvem. Na versão paga, é possível criar chats entre pessoas da mesma empresa e aumentar o uso de aparelhos em que o app fica disponível.

Gratuito. Disponível para iOS e Android

v1---ao-meio-do-post-arquitetura

2. Wunderlist

Da série de aplicativos to-do (coisas a fazer), esse é um dos melhores na sua categoria. Ele te lembra por meio de notificações na tela do celular os seus compromissos ou tarefas que devem ser cumpridas. Se quiser, ele te manda e-mail com um lembrete.

Você pode ainda agrupar tarefas e criar subtarefas. Dessa forma, é possível separar atividades profissionais e pessoais e dividi-las por temas. Em cada tarefa, você pode incluir listas e anotações.

O aplicativo se integra ao navegador, permitindo o envio de páginas que você queira ler mais tarde. Também é multiplataforma, ou seja, você trabalha no celular, tablet e desktop e sincroniza os dados pela nuvem.

Gratuito. Disponível para iOS, Android e Windows Phone.

3. Google Agenda

Ter um aplicativo de calendário é essencial. O Google Agenda facilita muito a sua vida, principalmente devido à sua integração com outros apps do Google, como Gmail, Drive e Google Now.

Você pode criar seus calendários e designar uma cor para cada um deles — compromissos pessoais, reuniões de trabalho, médicos etc. É possível selecionar os lembretes, quantos e como quer recebê-los. Tudo sincronizado na nuvem, entre as diversas plataformas em que você trabalha.

Gratuito. Disponível para iOSAndroid.

4. Dropbox

Por que ficar carregando pen drives, esses objetos pequenos que certamente vão se perder na bolsa ou serão esquecidos no computador de alguém? Use a nuvem para armazenar seus arquivos! Com o Dropbox, você faz upload de qualquer tipo de arquivo, organiza por pastas e tem acesso a eles por meio de qualquer aparelho conectado à internet.

O espaço inicial é de 3 GB, mas você pode conquistar mais se cumprir algumas tarefas, como convidar amigos e compartilhar no Facebook. Recentemente, o aplicativo acoplou uma nova função, o Papers — um bloco de notas compartilhável com sua equipe.

Gratuito. Disponível para iOS e Android.

v2---ao-meio-do-post-arquitetura

5. IF

Deixe a internet trabalhar por você. Esse é o lema desse aplicativo, que funciona por meio de receitas: se acontecer isso, então faça aquilo. Tudo de forma automática. Por exemplo, se você tirar uma foto com o seu smartphone, o IF pode mandar direto para o Dropbox ou publicar no Facebook.

Você também pode receber mensagens sempre que for marcado ou mencionado em uma rede social. São milhares de receitas compartilhadas pelos usuários que facilitam a vida. Com o IF, você ainda faz backup automático de arquivos e se integra com agilidade às diversas redes sociais.

O app tem dezenas de outros serviços integrados e cadastrados.

Gratuito. Disponível para iOS e Android.

6. Trello

Trata-se de um app de gestão de projetos, que permite integração com equipes. Por meio de quadros, cada projeto fica organizado de forma a criar um fluxo de trabalho. Cada etapa reúne uma série de cards; posts individuais que reportam o que está acontecendo.

Você pode subir fotos, fazer comentários, compartilhar e acompanhar. Por ser um app exclusivo de gestão de projeto, não haverá distração alguma quando você mergulhar nele.

Gratuito. Disponível para iOS e Android.

7. Pocket

Você está navegando pela internet e encontra uma série de páginas que gostaria de conhecer mais. A solução natural seria salvar nos favoritos, mas aí esses sites vão se juntar aos que você guardou como básicos, como sites da sua empresa, bancos e jornais. Quando chegam páginas específicas, seu arquivo de favoritos começa a crescer e ficar desorganizado. Você nem lembra mais o que salvou.

O Pocket coloca ordem nessa bagunça. Ele salva todas as páginas que você quiser e permite que você crie tags. Assim, basta você voltar ao app, no smartphone, tablet ou desktop, para ler tudo o que salvou para ver depois.

Você não perde tempo procurando aquele site nem se preocupa onde salvar um artigo que gostaria de ler depois.

Gratuito. Disponível para iOS e Android.

8. Google Now

É um assistente de voz, que planeja seu dia e informa tudo o que você precisa saber no momento em que aciona o aplicativo. Ele se integra com todo o sistema do Google.

O app te informa os compromissos do dia, a situação do trânsito e a previsão do tempo. Ele rastreia encomendas, apresenta trajetos via Google Maps, lembra seus voos e até reservas de hotéis e restaurantes.

Aos poucos, o aplicativo vai se acostumando com seus hábitos e selecionando melhor as informações. Para ter acesso ao app, você precisa baixar o aplicativo de buscas do Google e ativar o serviço.

Gratuito. Disponível para Android.

9. Feedly

Você sabe quanto tempo gasta navegando na internet atrás de sites noticiosos e blogs de seu interesse? Indo de página em página, esperando os anúncios carregarem? O Feedly elimina tudo isso. Ele é um agregador de feeds, ou seja, faz o papel do já desativado Google Reader.

Você cadastra a URL do site ou blog e recebe as atualizações no app. Você pode então separar um tempo no seu dia para ler, tudo num lugar só, sem outras distrações. Esse aplicativo funciona na nuvem e pode ser sincronizado entre smartphones, tablets e desktop.

Gratuito. Disponível para iOS e Android.

E aí, gostou das nossas sugestões sobre aplicativos de gestão do tempo? Então, aproveite e acompanhe nossas redes sociais, para ficar por dentro de mais dicas!

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"