7 livros de gestão empresarial que todo empresário deve ler

Gestores de sucesso costumam ter uma característica em comum: jamais param de aprender. Esses empresários aproveitam todas as oportunidades para adquirirem conhecimento, seja por meio de palestras, da internet, em cursos, eventos, conversas informais e, claro, nos livros!

Os livros são uma fonte inesgotável de conhecimento para muitos executivos de sucesso. Um intervalo de reunião, na sala de espera do aeroporto, uma tarde de descanso ou antes de dormir, qualquer tempo pode ser aproveitado com boas lições de gestão por meio de títulos variados. Algumas obras são realmente indispensáveis para o empresário.

Separamos, a seguir, 7 dicas de livros de gestão empresarial que todo empreendedor deve conhecer. Confira e tenha boa leitura!

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)

Esse livro é considerado um best seller na área de negócios, afinal, todos querem ser mais produtivos, não é mesmo? Ele é citado como um dos mais lidos em revistas de negócios nacionais e internacionais e, há 6 anos, é um dos livros mais comprados na Amazon.

A obra traz uma lista com 7 lições que ajudam as pessoas a se tornarem melhores gestoras. Dos hábitos relacionados no livro, três são referentes a mudanças para o aperfeiçoamento da própria personalidade; três citam mudanças de comportamento nas relações com as outras pessoas; e uma lição fala sobre a importância da renovação.

De acordo com o autor, esses hábitos seriam uma base para o gestor se tornar mais eficaz.

banner-ao-meio-de-texto-01---sustentabilidade-e-design

2. Meus anos com a General Motors (Alfred P. Sloan Jr.)

Nada melhor para ensinar do que acompanhar a trajetória de pessoas que vivenciaram uma série de situações desafiadoras. Nesse livro, Sloan Jr. fala de sua experiência e de atitudes que contribuíram para que a GM se transformasse na maior montadora de todo o mundo. Hoje, essa posição é disputada de perto com a Toyota.

As lições de administração e gestão são exemplificadas com situações narradas pelo autor e, por meio de seu relato, é possível acompanhar a sua trajetória até chegar à liderança da empresa.

3. Saia da crise (W. Edwards Deming)

Muitos empresários estão recorrendo a esse livro nos tempos atuais. Todos buscam uma forma de se manterem no mercado em um cenário político e econômico tão desfavorável.

A obra é baseada nos famosos 14 pontos da administração relacionados pelo autor, e tem o planejamento como principal ponto de sua teoria. Para ele, um planejamento bem feito vale mais que milhões de balanços e relatórios financeiros. Esse livro mostra o quanto é importante para o gestor se dedicar com afinco à etapa de planejamento, e como isso afeta a competitividade da instituição.

Para Deming, é fundamental que o gestor seja avaliado com base nos planos que é capaz de realizar para manter a viabilidade do negócio, proteger os investimentos e garantir a geração de lucros no futuro, contribuindo para a produção de emprego e renda.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Muitos gestores são influenciadores natos e conseguem vender qualquer produto ou ideia, enquanto outros não convencem nem a si próprios sobre aquilo que desejam e precisam fazer.

A boa notícia é que essa habilidade pode ser desenvolvida. Esse é um dos melhores livros de gestão empresarial e está em sua em sua 48º edição, com mais de 30 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, e permanece atual ao longo das décadas.

O texto destaca a importância do relacionamento no ambiente de negócios e na vida pessoal e, para além disso, mostra como um tom de voz, um gesto ou um detalhe no olhar pode tornar a pessoa mais ou menos convincente no ambiente. A arte da influência é perseguida por muitos, mas dominada apenas por alguns.

5. Como garantir a eficiência: implantando a gestão da qualidade (e-book)

Esse e-book faz parte de uma coleção editada pelo Banco do Brasil e traz uma importante contribuição para aqueles que desejam aumentar a sua eficiência com o apoio de ferramentas da qualidade.

Nos anos 1990, houve um verdadeiro boom em torno de políticas da qualidade. Muitas empresas aderiram e recorreram a normas de qualidade como um diferencial competitivo, mas poucas aproveitaram essa onda para fazer com que essa qualidade fosse percebida realmente como um ciclo virtuoso para a empresa. Com uma linguagem simples e envolvente, o livro aborda a questão de forma didática e objetiva.

6. Comunicação não-violenta: técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais (Marshall B. Rosenberg)

Em diversas situações no mundo corporativo, pode haver a falta de comunicação. Inúmeras perdas são atribuídas a uma falha nesse quesito entre os gestores e demais funcionários.

Esse livro coloca o dedo na ferida ao falar de como a comunicação violenta pode produzir resultados devastadores nas empresas. A assertividade na comunicação é relatada como um fator primordial da gestão empresarial. Quem administra de forma violenta e conflituosa não exerce uma liderança eficaz e nem inspiradora.

7. Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar (Sheryl Sandberg)

Esse livro é capaz de fazer gestores — homens e mulheres — refletirem acerca do mundo dos negócios atual. Embora o público feminino represente boa parte da força de trabalho e se destaque pelos anos de estudo à frente dos homens, as mulheres ainda ocupam poucos cargos de liderança.

Sheryl Sandberg apresenta as razões pelas quais essa situação acontece e identifica a raiz do problema, oferecendo soluções práticas e sensatas capazes de levar as mulheres a atingirem todo o seu potencial.

Eleita pela revista Forbes uma das 10 mulheres mais poderosas do mundo, a chefe operacional do Facebook encoraja o público feminino a assumir os riscos e sonhar alto, para se lançar sem medo em busca de seus objetivos. É simplesmente inspirador!

Diante de tantas sugestões de livros de gestão empresarial, ficou em dúvida por onde começar? Então comece por aquele que vai ser mais útil para a gestão empresarial do seu negócio neste momento.

E você pode ter a certeza de que essa lista vai contribuir com o seu dia a dia na empresa! Para receber outras dicas como essa, siga-nos em nossos canais de comunicação e em nossas redes sociais.

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"