4 dicas para saber a rentabilidade de uma loja de móveis

Gerenciar um negócio exige cuidados específicos com métricas e indicadores que são responsáveis por demonstrar quão bem-sucedido o empreendimento está sendo. Nesse sentido, a rentabilidade é um dos principais cálculos que devem ser feitos antes e depois de um investimento, de modo a identificar qual é o seu retorno e a sua efetividade.

Se você quer saber como calcular a rentabilidade da loja de móveis, continue conosco!

A importância de conhecer a sua rentabilidade

Conhecer a rentabilidade é indispensável para saber se a sua loja de móveis é um negócio atrativo ou não. Basicamente, ela diz respeito ao retorno dos investimentos que você já realizou e continua realizando em seu negócio. Assim, um negócio rentável é aquele que maximiza, tanto quanto possível, os investimentos realizados, trazendo mais benefícios para o negócio.

Segundo dados do IBGE divulgados em 2015, metade das empresas brasileiras fecham as portas após quatro anos. Além da falta de planejamento, a falta de análise do mercado e das condições da empresa são grandes vilãs para essa grande quantidade de falências.

Sem conhecer a rentabilidade, o negócio chega a um ponto que se torna insustentável e precisa fechar as portas. Por isso, conhecer a rentabilidade do seu negócio é importante não apenas para entender os resultados positivos, mas também para a manutenção e a continuidade no mercado.

Quatro ótimas dicas para saber a sua rentabilidade

Diante dessa importância, saber a rentabilidade de um negócio é crucial para o sucesso. Para isso, o cálculo precisa ser feito e utilizado da maneira correta ou, de outro modo, fornece análises irreais a respeito do empreendimento. No caso de uma loja de móveis, por exemplo, algumas dicas incluem:

Entender a diferença entre rentabilidade e lucratividade

É muito comum que a rentabilidade seja tomada, erroneamente, por lucratividade em muitas das análises. Embora sejam ambas importantes para o negócio, elas são bem diferentes entre si. Enquanto a rentabilidade indica e dimensiona o retorno de um investimento, a lucratividade diz respeito ao ganho de capital em relação a uma receita.

Imagine que a sua loja de móveis está dando muito lucro. Mas, ao mesmo tempo, ela está exigindo uma quantidade cada vez maior de investimentos.

Se você olhar só para a lucratividade, poderá achar que o negócio está indo bem, mas, ao ver a rentabilidade, notará que o retorno não acontece como deveria, exigindo que se tome medidas de cortes, ainda que elas sacrifiquem parte da lucratividade.

Medir corretamente o valor dos investimentos

Para calcular a rentabilidade de uma loja de móveis, também é muito importante ter um controle estrito dos investimentos. Somente dessa forma, você saberá exatamente o quanto foi gasto em cada ação para então calcular a rentabilidade adequada.

Esse, inclusive, é um dos erros mais comuns entre os empresários. Se você investir e não tiver controle sobre quanto está investindo (ou mesmo onde está investindo), não terá reais condições de avaliar o resultado gerado.

Escolher o método adequado

Calcular a rentabilidade pode ser tão simples quanto você desejar que seja. Ainda assim, há alguns métodos mais complexos que fornecem informações ainda mais relevantes para o seu negócio.

No geral, a forma mais fácil de calcular a rentabilidade é dada pela seguinte equação:

Rentabilidade = (Lucro líquido / Investimento total) x 100

Imagine que você fez um investimento de R$ 250.000 para abrir uma loja de móveis. O lucro mensal é de R$ 8.000. Nesse caso, a rentabilidade fica em torno de 3%.

Há, também, outros métodos para cálculo de rentabilidade. Se quiser envolver outras ferramentas financeiras, pode utilizar a taxa de retorno interna. Esse cálculo indica qual é a taxa para que o retorno do investimento seja suficiente apenas para quitá-lo.

Também é possível utilizar o valor presente líquido, que usa o fluxo de caixa e a taxa de desconto para saber se um investimento ou mesmo se a sua loja de móveis é realmente atrativa.

A escolha vai depender da análise que você pretende realizar, das ferramentas que possui à disposição e de que tipo de tomada de decisão essa análise vai levar em conta.

Considerar outras variáveis

Usar a fórmula mais simples da rentabilidade é bastante benéfico para o seu negócio, já que você vai conhecer rapidamente a rentabilidade de uma loja de móveis. Para uma análise mais aprofundada, entretanto, é relevante que você considere o tempo de retorno do investimento, também conhecido como payback time.

Esse indicador é importante para entender qual é o tempo necessário para que o seu investimento se pague e comece a oferecer lucros reais. Isso é importante porque uma rentabilidade elevada em curto prazo não é tão interessante quanto uma rentabilidade elevada em longo prazo, que é quando o investimento já se pagou.

Quanto menor for o payback time, aliado a uma boa rentabilidade, melhor é o investimento realizado. Se uma loja de móveis tem excelente rentabilidade, mas payback elevado, ela deve ser preterida em relação a uma loja que possui payback time mais curto e rentabilidade moderada.

A rentabilidade está abaixo do esperado. E agora?

Caso a rentabilidade esteja abaixo de benchmarks de mercado ou definidos para o seu negócio, é preciso agir o quanto antes. Rever o planejamento de investimentos e o planejamento financeiro, por exemplo, é uma forma de encontrar oportunidades para melhorar o retorno e os resultados do negócio.

Também é importante revisar processos, mapear e definir quais são os pontos cruciais para a rentabilidade — como o número de vendas de móveis ou aumento do ticket médio dos clientes — de modo a estimular essas áreas.

Para saber a rentabilidade de uma loja de móveis, você precisa começar se preocupando com os investimentos realizados e em saber muito bem o seu valor. Depois, você pode escolher o método que fizer mais sentido para a sua análise e também deve investir em outros fatores, como o payback time.

E então, já sabe como calcular a rentabilidade da sua loja de móveis? Receba mais conteúdos como esse diretamente em sua caixa de e-mail, e não perca mais nenhuma atualização. Assine a nossa newsletter!

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